terça-feira, 3 de abril de 2018

Foi o funeral mais bonito da minha vida...



Parece tudo tão estranho o que tem acontecido nestes últimos dias. Sim, estranho porque quando se "perde" uma mãe o normal é sentir dor, revolta, angustia e medo mas... O que sinto é completamente diferente do habitual. Sinto uma paz interior enorme, um consolo por ter feito tudo o que podia por ela: por ter dado a mão quando devia, beijado quando devia, falado quando devia... Sinto que não deixei nada por fazer à minha mãe... É verdade que durante meses senti medo misturado com esperança, senti que a vida estava por um fio. É verdade que naquele Natal de 2016, a notícia do cancro foi como uma bomba caída na minha vida, mas eu como padre, nesse momento, senti que a minha mãe não precisava da minha revolta mas da minha esperança. Não precisava de sentir os meus medos, de ver as minhas lágrimas, mas precisava de mim como um provocador de esperança na vida dela. Sinto neste momento que vem do Céu uma brisa suave que me acalma e deixa escrever estas linhas com as ligaduras que nestes dias recebi... Obrigado a todos os que me ajudaram nesta via sacra. Foi tão especial perceber que se pode sofrer sorrindo, que se pode ter medo amando, que se pode pensar na morte como lugar de vida. E tu, se estás a ler estas palavras e chegaste até aqui é porque me ajudaste e queres compreender o que sinto... A ti especialmente sente ao ouvido aquele OBRIGADO que apenas um coração em paz te pode dizer. 
Ontem naquela igreja da Camacha , lugar onde tantas vezes com a mãe celebrei a fé, lugar onde ela cheia de amor, de orgulho e de paz me viu celebrar a Missa Nova, senti uma leveza enorme... Senti tanto aquela expressão de Jesus ressuscitado dizendo "A paz esteja convosco." Senti a Páscoa a acontecer, o mistério de quem, como a minha mãe, acredita que a nossa vida não é só deste mundo...
A minha mãe e eu preparamos muito aquele momento, e quer ela quer eu, desejávamos que fosse algo muito especial, mas não foi especial... Foi divino, foi um claro sinal de Deus agradecendo todos os que por ela fizeram bem... Ela estava ali, descansadinha, a "dormir eternamente". A pedir por mim para que não faltasse a coragem de lhe dizer obrigado a sorrir, de agradecer aos corações que ela cativou, de ser sinal, naquele momento de dor de que é possível viver a morte como vida!
Obrigado a ti por me ajudares a sentir que este foi o funeral mais bonito da minha vida!
Mãe descansa em paz, na gloria do Céu olha por mim para que, acima de qualquer coisa, seja um padre fiel e feliz!

Pe. Pedro Nóbrega
3 de Abril de 2018

25 comentários:

Unknown disse...

Belas palavras mano, e sim ela está a olhar por ti e por nós todos um beijo grande

Nuno disse...

Foi deveras bonito e emocionante... A tua serenidade era realmente transcendente... Em vez de consolarmos a família enlutada, foi a família (especialmente o filho) a consolar a família e os amigos... Obrigado pelo vosso testemunho de fé!

Anónimo disse...

Este texto é como foram estes dias: uma atitude de serenidade, de paz... de generosidade. Obrigado, muito obrigado (uma vez mais), pelo exemplo. José Mascarenhas

Carmo Melvill de Araújo disse...

Padre Pedro o meu coração estava com a sua Mãe e consigo na hora da despedida terrena, nas não eterna!!!
Não pude ir porque naquele momento a minha presença física era necessária o mais perto possível da minha Mãe.
Acredito nas suas palavras quando diz que "Foi o funeral mais bonito da minha vida...", e acredito também que foram os meses mais bonitos da sua vida!
Dolorosos, sem dúvida, com ansiedade, medo, lágrimas, mas com UM SORRISO LINDO sempre que eu perguntava pela sua MÃE! Um sorriso de Amor, Carinho, Ternura!
Mesmo quando ela estava pior e me fazia uma cara triste, obra dum segundo, logo de seguida aparecia o seu SORRISO LINDO!
Como uma vez lhe disse e que já repeti a um amigo ""das coisas lindas que tenho visto é o sorriso trocado entre Mãe e Filho quando ele dava a comunhão à sua Mãe. Era um sorriso duma ternura imensa, dum carinho enorme e ao mesmo tempo via-se tanta compreensão entre os dois, tanta cumplicidade. Tenho pena de nunca ter fotografado esse maravilhoso sorriso trocado entre os dois. Mas ficará para sempre no meu coração"".
Um beijo enorme com muito carinho!
Caminho, ou prof. Carmo sempre me chama.

Ana Leal disse...

Obrigada Sr. Padre Pedro por nos contagiar com a sua esperança divina neste momento tão especial. Estive presente nas cerimónias pascais e admirei muito a sua coragem em todos os momentos antes e depois de saber da partida da sua mãe. Também estive presente no funeral da sua querida mãezinha e senti que aquele momento foi absolutamente abençoado é lindo.O Sr. Padre com a ajuda de Deus irradiou-nos de fé, alegria e esperança na Vida Eterna. Grata por tudo! Que Deus o abençoe sempre. Paz Eterna à sua mãe Encarnação.

Anónimo disse...

Obrigada, obrigada :)

Anónimo disse...

O Senhor tem no seu coração um lugar muito lindo para habitar. Como sempre ficamos cheios quando você transmite em palavras todo o seu espírito que sem dúvida alguma está decidido na sua entrega ao serviço de Deus. Lamento não ter presenciado o funeral da sua mãe, tal vez arrumei alguma desculpa para não ir e sinto que devia me ter esforçado muito mais para estar convosco neste dia...você dá tanto de si aos seus paroquianos e eu particularmente por vezes não me esforço para agradecer. O Senhor continue abençoando a sua vida para que nós continuemos sendo provocados com a sua fé e a sua esperança! Um abraço em Cristo! Luz Macedo

Houses by the sea. disse...

Os meus sentimentos padre pedro. Palavras sábias e cheias de amor e devoção.

Anónimo disse...

Um dos textos mais bonitos que li nos últimos tempos sinal de uma espiritualidade elevada
Pedro a tua mãe regressou a casa onde todos nós um dia regressaremos
Poucos de nós conseguimos compreender isso
É ter a capacidade de sorrir na dor
Obrigado por me teres feito sentir um arrepio divino
Abraço
Susana

Unknown disse...

Sr Pe Pedro Nobrega... só me resta dizer quando achegar o dia de ver os meus pais partirem, quero me lembrar de si... Obrigada Pai pelo exemplo que me está a dar... Eternamente grata por esta grande lição de vida... Muito obrigada... não me apraz dizer mais nada. Somente muito obrigada ...

Unknown disse...

Realmente é desta forma que devemos encarar a partida de um familiar, principalmente da nossa figura materna que tanto nos marca a vida, mas será sempre um momento difícil que todos nós encaramos em algum momento da nossa passagem aqui na terra

Tiago Gregónio disse...

obrigada pelas lindas palavras dedicada a sua mãe a todas as mães

Leontina disse...

Palavras que não são palavras, mas são fruto de uma missão cumprida, de uma fé inabalável, da esperança e da alegria da Ressurreição. Um abraço profundo ao Padre Pedro, à sua irmã e ao seu pai!

catequese em ota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
catequese em ota disse...

Blogger Carminda Honrado disse...
Linda mensagem de esperança na vida sem fim. De dever cumprido , de coração tranquilo por fazer tudo o que é possivel fazer
Sei o que sente, estas palavras lindas não passam despercebidas
Um abraço a toda a familia, que viveu uma Via-Dolorosa, mas na certesa do encontro na vida Eterna

Anónimo disse...

Padre Pedro, tive pena de não estar presente. Por não estar na Madeira e por não saber deste desfecho. Um grande abraço, Amigo! Que descanse nas mãos de Deus.

Nininha disse...

Padre Pedro ao ler essas palavras tao carinhosas dirigidas à sua Mãe fiquei de coração cheio. Tão bom encontrar a Paz. Um abraço muito apertado

Anónimo disse...

OBRIGADA foi uma Páscoa vivida no verdadeiro sentido da mesma.
O seu exemplo de coragem e de FÉ foi um grande abrir de olhos para mim e para muito gente.
Despertou me para vida.
Um grande bem haja.

Unknown disse...

Padre Pedro muito bonitas as suas palavras cheias de amor, fé e esperança. Sempre com o pensamento em Deus e que a sua mãe descanse em paz. Beijo grande

Unknown disse...

Padre Pedro, que a sua fé seja exemplo para todos nós, e que todo esse caminho por si já percorrido seja um incentivo, para que todos façamos o nosso, serenamente e com essa paz que nos transmitiu nestes dias, difíceis.
Desejo-lhe toda a Felicidade e uma contínua caminhada de esperança e fé.
Obrigada pelo exemplo.

Anónimo disse...

Obrigada pelo seu testemunho de Ressurreição, Pe. Pedro Nóbrega. De certo ela caminhou tbm para a Galileia Celestial e... já O Viu... Abraço em Cristo!

Vânia Ramos, Yoga Integral disse...

Obrigada Pedro pelas suas palavras. O seu pensar é muito bonito e sentido. Continue com essa grande força interior. Bj Vânia Ramos.

Pedro Santos disse...

Palavras bonitas, estas que escreveste sobre a tua mãe, que tanto deu por ti e por a xana. Um forte abraço e muita força Pedro.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Iolanda disse...

Grata, PePedro por está lição de esperança e de eternidade. Deus o abençoe.

Eu não queria ir às JMJLISBOA2023, a razão obrigou… A BONDADE GANHOU!

Sim, é verdade, mesmo depois de ter participado nas JMJ de 2011 em Madrid, de 2016 em Cracóvia, durante muito tempo andei desinteressado das...