sexta-feira, 6 de abril de 2018

Ainda o corpo da minha mãe arrefecia...



Vivemos num mundo carregado de afetos, de gestos de carinho, de pessoas que nos momentos de enorme dificuldade estão ao lado das outras e sobretudo das que precisam de alento para no meio da adversidade começarem a sorrir.
Quando descobri a doença da minha mãe senti que o mundo ia desabar e foram muitos os momentos em que pensava para mim “Porquê?” “Porquê a esta mulher que tanto trabalhou, que tanto se deu por mim?”  Não sentia justiça alguma neste acontecimento. Mas depois, passados uns instantes percebi que não podia estar naquela derrota e que tinha sim, que aproveitar enquanto a minha mãe estava junto de mim! Agarrei-me à força da medicina, aos médicos, enfermeiros e auxiliares e vi sempre neles o rosto de Deus que cuida... Mas quando saía daquele hospital... Quando saía daquele hospital tantas vezes sentia a necessidade de alguém que me desse um abraço e que me dissesse “Confia Pedro, eu estou aqui...” 
Felizmente após a vinda, em janeiro de 2017, para casa tal apareceu e foram muitas as pessoas que a visitaram na casa paroquial, cuidaram dela... Mas houve uma que se deixou também cuidar pela minha mãe, deixou-se ser filha, deixou-se amar por ela... Margarida, só tu e ela sabem como o vosso amor era especial, só tu e ela sabem as vezes em que ali sentada do lado dela lhe davas a tranquilidade suficiente para passar os dias em que o Pedro, por ter outras coisas também importantes, não podia estar... Por isso não é justo que mesmo no leito da morte, quando a minha mãe acabara de morrer se começasse a espalhar que o Pe. Pedro tinha uma relação com a Margarida! 
Sim, espalhou-se isso com maldade com mesquinhez, com sentido de destruir uma relação de "irmãos". 
Eu acredito nos anjos, e sei que eles cuidaram da minha mãe. A Margarida foi sem dúvida uma dessas pessoas que em forma de anjo abraçou e cuidou. Oxalá muitos dos que tiveram oportunidade tivessem feito tanto como ela. A Margarida não merece ser tratada assim, não merece que olhem para ela como se estivesse a desencaminhar a minha vocação. Sejam crescidos e reparem no MAL que estão a causar a dois corações! 
Nesta semana já muitos me perguntaram se estou em paz. Eu respondo que sim, mas quem espalhou este mal entendido quer é guerra, quem espalhou esta mentira quer é sangue, quer ver gestos de muito carinho, que reconfortaram no momento certo a transformarem-se em graves consequências pessoais!

DEIXEM A MARGARIDA EM PAZ!!!

Pe. Pedro | 6 de Abril de 2018

8 comentários:

paulosilva disse...

Padre Pedro, você é, de facto, especial! é fácil apaixonar-se pelo seu coração! Eu estou apaixonado pela sua pureza, força, dedicação. Estou apaixonado pela sua Fé em Jesus Cristo. Amo o seu exemplo! E amo-o com amor fraterno, com o "Agape" que os incultos, mesquinhos e maus ignoram o que é. Faça o seu luto rodeado de amigos e de amigas! as pessoas devem aprender a ver um Padre homem e uma mulher darem um abraço de amizade fraterna, que é exactamente o que JESUS CRISTO nos madou fazer! ‘é bom sinal quando o inimigo faz barulho e ruge em torno de tua vontade – uma vez que isto demonstra que ele não está dentro de nós’”. (Padre Pio)

Anónimo disse...

Nao ligue a esses comentários infelizes! De pessoas fúteis, para algumas os padres teem de ser "bichos" quem compreende este povo..... continuo a ser como é humilde e acima de tudo amigo dos jovens... bem haja!

Sónia Quintal disse...

É uma pena que numa altura tão difícil ainda haja pessoas que queiram deitar mais abaixo,mas da mesma forma que existem anjos também existem outros seres com muito pouca luz e que até podem tentar mas com certeza não vão conseguir prejudica-lo,muita força para ultrapassar todas estas provações e continue sendo a pessoa que é pois e admirado elogiado por muitos e isso é sinal que dá muito de si o resto é isso mesmo resto não interessa para nada .

Carmo Melvill de Araújo disse...

Padre Pedro na noite em que a sua Mãe partiu, eu escrevi algumas palavras sobre o desgosto que tinha, sobre a Senhora Extraordinária que tinha partido e um amigo escreveu:
"COM TANTA LUZ ILUMINA O CÉU E REPOUSA TRANQUILA E EM PAZ."
Em seguida falei no sorriso maravilhoso trocado entre Mãe e Filho na altura da comunhão e o meu amigo voltou a escrever
"SÂO PESSOAS DESSAS QUE NOS DÂO ESPERANÇA E AMOR PELA HUMANIDADE, E SENTIDO À VIDA."
Eu retorqui:
"São Seres de Luz!!! Ela irradia mesmo sem eles se aperceberem!".
E é assim Padre Pedro, o senhor é um Ser de Luz e somos, naturalmente, atraídos para si!
O Padre Pedro distribui Amor, como aprendeu com a Mãe. Esse Amor é-lhe retribuído em dobro!!!
HOMENS como o Padre Pedro, Seres de Luz, não abundam por aí.
Por isso Padre Pedro mantenha-se Firme!
Não deixe que palavras más entrem no seu coração, nem que pessoas más andem à sua volta.
Afaste-as de si, JÁ!
Peça à sua Mãe que interceda por si junto da Familia Divina dela para que tenha a Paz que tanto merece!
Peça-lhe também que interceda pela Margarida que, talvez, neste momento esteja a precisar duma atenção especial e grande!!!
E para os dois digo - sigam o conselho desta velhota: NÃO LIGUEM A MALICIAS, A PESSOAS MÁS, NÃO OUÇAM, NÃO VEJAM! E PRINCIPALMENTE NAÕ RESPONDAM A PROVOCAÇÕES!!!
Um beijo com muito carinho Padre Pedro!
E outro à Margarida que conheci aqui no hospital e que me pareceu uma menina boa, alegre, pronta a ajudar o Próximo!!

Anónimo disse...

É neste mundo cada vez mais mundano que vivemos e nos fazemos rodear mesmo sem querer. Despido de valores, princípios, não falando de religião, deveras só se ocupa com a maldade, sim maldade, deixou de existir amizade sem relação sexual, pois é a está que se referem, se é do mesmo gênero é homossexual, se é entre diferentes géneros a amizade tem sempre um outro propósito. É triste deveras atitudes que abonam em prol da rejeição por parte das pessoas que o vêm como ser de luz, caminho, alegria... sim padre, eu sei que está rodeado de pessoas que gostam muito de si, que o amam e vão continuar a fazer crescer a luz no seu caminho. Na verdade oremos porque não sabem do que falam, segue PEDRO (PADRE, amigo, irmão...) o teu caminho, alegrando corações, ajudando o outro a caminhar junto de ti ou mesmo distante ou por um instante a alcançar momentos felizes ou quem sabe até mesmo divinais! Bem haja! Hoje e sempre.

Anónimo disse...

"Estar bem (... ) é uma questão de escolha e não de sorte ou mero acaso. É saber ignorar, de forma mais fina e elegante possível, aqueles que dizem as coisas da boca para fora ou cujas palavras e caráter nunca valeram um milésimo do tempo que perdeu ao escutá-los!"

Nietzsche

Teresa Lira disse...

Vocês que são IRMÃOS DE CORAÇÃO, sim em maiúscula e não entre aspas, têm a relação que muitos irmãos de sangue não têm e deveriam ter. A Margarida cuidou da segunda mãe dela pk se da dela se tratasse... e como muitos filhos de sangue não fazem... deixe falar... isso só demonstra que muitas pessoas têm de aprender a gostar e amar sem segundas intenções e sempre com RESPEITO E AMIZADE... conheço a vossa relação de IRMÃOS DE CORAÇÃO e só tenho orgulho em vocês e na vossa amizade, sincera e genuína. Mas não se preocupe Padre Pedro, pk se andasse com rapazes era pedofilia se é com mulheres é k tem relação. Deixe falar... pk nós sabemos quem fala... ;-)

catequese em ota disse...

"A verdade nos Libertará " Palavras do próprio Jesus.
Tanto bem se deixade fazer com medo do que os outros pensam, mas Deus nos diz que a caridade é o vinculo da perfeição.
Parabéns Pe Pedro por não se deixar intimidar com as forças do mal

Eu não queria ir às JMJLISBOA2023, a razão obrigou… A BONDADE GANHOU!

Sim, é verdade, mesmo depois de ter participado nas JMJ de 2011 em Madrid, de 2016 em Cracóvia, durante muito tempo andei desinteressado das...