terça-feira, 8 de agosto de 2023

Eu não queria ir às JMJLISBOA2023, a razão obrigou… A BONDADE GANHOU!


Sim, é verdade, mesmo depois de ter participado nas JMJ de 2011 em Madrid, de 2016 em Cracóvia, durante muito tempo andei desinteressado das JMJ 2023. Não consigo explicar a desmotivação, mas parecia que não seria mar para navegar. Depois e com as vicissitudes da vida, vim para as paróquias de Câmara de Lobos e do Carmo e o pe. Marcos Pinto pediu que eu acompanhasse, com mais um outro adulto, um grupo de “alguns” jovens (que se tornaram em 42…) Medos, barreiras pessoais, trabalho académico, tudo me dizia para não ir. Tudo na minha cabeça dizia que ir à JMJ não era bom e não seria no timing certo. Mas há cerca de mês e meio, a razão teve que falar mais alto do que o coração e fui. 
    
Fui com muitos medos, mas sabendo ao que ia. Fui com a expectativa que seria a melhor JMJ de sempre porque era Portugal a organizar. Achei que ia ser uma semana para nunca mais esquecer. E foi! Foi muito mais que eu esperava a todos os níveis. 

O grupo que acompanhei teve enormes dificuldades de adaptabilidade às condições, transporte, alojamento e alimentação, não conseguindo, infelizmente, saborear muito mais que os eventos centrais, tal era a dificuldade de chegar “a casa”. Dormir no chão nunca foi problema, agora noites a dormir 1 a 3 horas, isso acaba com qualquer um. 

Queria parabenizar todos os envolvidos naquele que foi o maior acontecimento em Portugal. Sim o maior de sempre! Nunca nada nem ninguém organizou algo assim. 

Queria agradecer o mar de bondade e tranquilidade que fui vendo nos diversos momentos. Aliás, creio mesmo que a grande vitória das JMJ é essa: a vitória da bondade. Mas que bondade é esta? A do Papa Francisco? A dos jovens? A dos padres bispos e freiras? A da Igreja? Não apenas essa, mas sobretudo, a bondade de Deus a atuar em todos nós! 

A bondade ganhou! Mesmo que todos não caibam na mesma divisão da casa para TODOS, TODOS, TODOS, de cada espaço cada um espreitou pela mesma janela, a da Fé, Esperança e Caridade. 
Obrigado ao Papa Francisco pela sua pedagogia humanista, pela forma simples e apaixonada como nos quis fazer ver que estávamos ali para sermos, ainda mais, instrumentos de bem de amor, instrumentos de Deus, porque a “Casa” que é a Igreja também é a minha casa! 

Mesmo que não quisesse ir vim melhor do que fui, por isso obrigado JMJLISBOA2023!

Pe. Pedro Nóbrega 08-08-2023




Sem comentários:

Eu não queria ir às JMJLISBOA2023, a razão obrigou… A BONDADE GANHOU!

Sim, é verdade, mesmo depois de ter participado nas JMJ de 2011 em Madrid, de 2016 em Cracóvia, durante muito tempo andei desinteressado das...